quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Olimpíadas de Pequim – Vergonha chinesa

No dia 26 de fevereiro li uma nota do jornal ZERO HORA que me deixou revoltada e ao mesmo tempo com muito medo.
Medo do que o homem é capaz de fazer em nome do dinheiro, medo de constatar que para milhões de pessoas só elas teêm direito à vida.

"Os cães e gatos de rua de Pequim correm o risco de serem extintos pelo governo municipal em vista dos Jogos Olímpicos deste ano. Em declarações divulgadas ontem pelo jornal Times, Qin Xiaona - chefe de uma associação chinesa de proteção dos animais - denunciou o modo freqüentemente brutal com que tem sido realizada a eliminação de cães e gatos "sem teto".

- Nós habitantes de Pequim estamos prontos para viver sem eletricidade, sem água, sem automóveis para assegurar o sucesso da Olimpíada, mas somos contrários a uma Olimpíada que custe a vida de animais. Seria uma tragédia - afirma a senhora Qin.

O Times escreveu que, de acordo com os protetores dos animais, os gatos de rua (que seriam quase 200 mil) são capturados e presos em "gaiolas do tamanho de um forno microondas". Em teoria deveriam ser transportados para um centro zoológico na província de Changping. Noventa por cento são animais doentes, em particular machos que freqüentemente sofrem de infecção por efeito da rudimentar castração à qual são submetidos.

- São condições de tortura. E a situação é muito pior para os cães - lamenta Qin Xiaona. A sua "associação pelo bem-estar dos animais da capital" se ofereceu para colaborar com as autoridades municipais para remover os animais de rua "de modo humano", mas "foi ignorada". As autoridades chinesas ordenaram a total "remoção" dos animais de rua de Pequim até o final de junho. Eles "querem que os atletas olímpicos não vejam nem mesmo um. E isso por que os chineses desejam muito passar uma boa imagem", explicou Qin. "

Foi naquele momento que decidi fazer o meu boicote pessoal aos jogos olímpicos deste ano.
Infelizmente não dá pra fugir de todo o destaque que a mídia dispensa ao assunto, mas os métodos usados pelo povo chinês para “passar uma boa imagem” tiveram um efeito contrário em mim, alem dos maus-tratos aos animais, o desrespeito com que trataram os chineses pobres expulsando-os de suas casas para construções e ornamentações olímpicas, as inúmeras mentiras e armações utilizadas na abertura luxuosa, são sinais evidentes de que a China JAMAIS deveria sediar um evento de união e beleza como os jogos olímpicos.

Nenhum comentário: