quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Trote Universitário

Entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que submete alguém ou é submetido a um trote universitário é uma das questões mais curiosas entre as que circulam em minha mente.
Qual o verdadeiro sentido de atos bárbaros como a humilhação pública ou o flagelo de alguem justificado pela alegria de uma conquista??
Durante toda a minha vida vi muitos jovens dividirem com as familias a felicidade de ingressar em uma universidade, vendo ali o inicio de sua vida profissional. No entanto, nas últimas décadas parece que o valor e a importância desse momento tem sido transformado em angustia e medo, todos temem os "trotes" para os calouros.
O cenário do que deveria ser uma brincadeira, uma recepção aos novatos nos remonta aos seculos longinquos onde homens se divertiam ao jogar outros homens para serem devorados pelas feras. A diferença é que os leões hoje sao os proprios homens, que batem, ferem, obrigam a ingestão de bebidas, expõe os "novatos" á situações vexatórias como se isso fosse realmente divertido.
Aqueles que promovem e se divertem com os episódios são pessoas vazias de sentimentos e inteligencia. Ingressaram na faculdade não por mérito mas com certeza pela porta estreita da ganancia politica que transformou em lixo a educação no Brasil.